Quem sou eu

Minha foto
Mestrando em Educação. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Licenciado em Pedagogia-UNOPAR. Graduando em Educação Musical-UNIMES. OMB-2963MS-Regente Erudito. Trabalhos recentes: - Professor de Educação Musical - Faculdade Magsul. - Ex Dir. e Coord. da Escola de Música Municipal de Ponta Porã onde criou os projetos Banda Municipal, Escola de Formação de Jovens Músicos, Oficina Municipal de Violão Popular, Camerata de Violão, Orquestra de Flauta Doce Sem Fronteiras, Orquestra de Flauta Doce Acordes, Banda de Percussão Acordes, Oficina de Harpa Paraguaia, Projeto Sinfonia, Orquestra de Violão Som da Terra e ReciclaSom. - Desenvolveu e coordenou projetos musicais Campo Grande/MS e Ponta Porã/MS através da do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Educação. Atualmente: - Diretor Artístico e Maestro da Banda Sinfônica de Bonito/MS. - Diretor Artístico e Maestro da Banda Musical Municipal de Porto Murtinho/MS. - Diretor Artístico e Maestro da Orquestra de Metais de Caracol/MS. - Desenvolve projetos de Educação Ambiental através do Programa ReciclaSom. - Presta assessoria em elaboração e execução de projetos culturais, educacionais e assistenciais.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

PLANO DE AULA - Criando Instrumentos Musicais (Materiais Recicláveis)

Por Valéria Peixoto de Alencar



Objetivos

1) Conhecer os diferentes tipos de instrumentos musicais.
2) Perceber as diferenças entre os instrumentos de sopro, de corda e de percussão.
3) Incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais.

Comentários

O ser humano sempre criou maneiras de produzir sons, utilizando o próprio corpo (batendo palmas ou os pés no chão em certa cadência, por exemplo) ou produzindo instrumentos rudimentares, feitos com ossos de animais, conchas, sementes e outros materiais.

Material

  • O texto Música - origem pode ser utilizado como ponto de partida.
  • Imagens de instrumentos musicais variados.
  • Sucata: garrafas pet, latas de vários tamanhos, mangueiras, funis, tubos e caixas de papelão, chinelos velhos, elásticos de vários tamanhos (é interessante que os alunos tragam de casa).
  • Para detalhes e acabamento: sementes, grãos, pedras, fita adesiva, cola, tinta.

Estratégia

1) Análise e interpretação do texto.
2) Estudo das imagens de diferentes instrumentos musicais (se houver instrumentos na escola, ou se algum aluno tiver em casa, é interessante vê-los de perto e conhecer o som que produzem).
3) Os alunos devem escolher que tipos de instrumento querem fazer (devem ser construídos instrumentos variados).

Atividade

As propostas apresentadas abaixo são conhecidas. A partir delas, o professor deve incentivar a criatividade dos alunos. Com a estrutura montada e o instrumento pronto, todos devem pintar e decorar seus trabalhos, tomando o cuidado de que os detalhes não interfiram na qualidade do som a ser obtido.
Exemplo de instrumento de sopro:
Com a junção de uma mangueira e um funil pode-se obter um instrumento semelhante a um clarim. Experimente diferentes tamanhos da mangueira.




Exemplo de instrumento de corda:
Tensione um elástico sobre um pedaço de madeira, prendendo-o nas pontas, mas sem que ele fique encostado na madeira. Teste com mais elásticos, de espessuras diferentes.
Exemplos de instrumentos de percussão:
São os mais comuns: sementes dentro de uma garrafa pet ou de uma lata fazem maracás. Outra sugestão são tubos de papelão de tamanhos diferentes, colocados lado a lado na vertical, sobre uma base - podem ser percutidos com a sola de chinelos de borracha.



Sugestões de livros

  • A música dos instrumentos - das flautas de osso da pré-história às guitarras elétricas. São Paulo: Melhoramentos, 1994.
  • Sturrock, Susan. Dicionário visual de música. São Paulo: Global, 2000.
Valéria Peixoto de Alencar
é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).
___________________________________________________________________________________________
________________________________________________________

COLABORE COM O BLOG. INDIQUE MATÉRIAS. 
INSCREVA-SE PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES

EDUCAÇÃO MUSICAL - COMPARTILHE ESSA IDEIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário